Glossário CSF

Adicional Localidade: Algumas cidades são de alto custo (dentre elas Melbourne, Sydney, Paris, Londres, etc..) Para as cidades de alto custo, listadas em Resolução Normativa específica da CAPES e CNPq , será concedido valor adicional à mensalidade (bolsa) uma vez que o custo de vida nestes locais geralmente são mais altos que outras cidades.

Alocação:  é o processo na qual o parceiro definido pela Capes/CNPQ que são os gestores do Ciência Sem Fronteiras irá encontrar uma vaga para você em uma universidade estrangeira, lembrando que sua alocação dependerá da demanda de vagas e ofertas nos cursos disponíveis.

Áreas Prioritárias: No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos;Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos.

ATN: Australian Technology Network of Universities, é uma aliança que reúne cinco universidades australianas que estão entre as melhores do país. As universidades do ATN focam em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Sua excelente reputação entre os empregadores e a indústria gera resultados surpreendentes para seus formandos. Elas preparam seus estudantes para ingressar no mercado de trabalho, dedicando-se à busca do conhecimento e participam efetivamente na construção de uma sociedade mais sustentável para o futuro.

Auxílio Deslocamento: é um valor que é pago em 2 mensalidades ao bolsista dedicado à compra de passagens (ida e volta), os valores podem ser depositados em 1 parcela no início e outra no final do intercâmbio ou os dois valores em uma única parcela.

Auxílio Material Didático: é um valor dedicado à compra de notebook ou tablet e o restante para o custeio de livros e outros materiais didáticos.

Bolsa:  São os Benefícios que o aluno recebe ao estudar no exterior, entre eles estão: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Auxílio descolamento (passagens aéreas); Auxílio material didático e Seguro saúde OSHC (pago diretamente para a Universidade de destino). Os valores podem ser consultados aqui.

Carta de Concessão: é o documento onde vem descritos as condições de sua bolsa, os valores dos benefícios que receberá e os prazos vigentes quanto à sua graduação sanduíche. É importante levar a carta de concessão consigo na viagem, já que a Capes envia 2 cartas, 1 em português e outra em inglês, no caso a segunda carta poderá ser necessária para comprovar os meios de subsistência na Austrália ou outro país de destino.

CSF: Ciência Sem Fronteiras é o programa propriamente dito, nós que já estamos no processo há algum tempo usamos o termo CSF para nos referirmos ao programa. Quer saber mais? Clique aqui!

CoE: (Confirmation of Enrolment), que é o documento necessário, essencial e obrigatório para dar entrada no visto.

Conditional Offer: Se houver necessidade do aluno fazer inglês (package), ele receberá o aceite da Universidade (conditional offer), assim como a indicação do número de semanas para o curso de inglês.

Graduação Sanduíche: é o intercâmbio propriamente dito, entretanto na graduação sanduíche você inicia seus estudos no Brasil, e durante ele pode estudar em outro país e retorna novamente ao país para concluí-lo.

G8: O Group of Eight (Go8) é uma aliança das 8 principais Universidades da Austrália, sendo todas classificadas dentre as melhores do mundo. O Group of 8 atua para facilitar a participação das universidades membros nos principais centros de pesquisa e ensino superior ao redor do mundo

Homologação: as homologações tem diversas etapas, a primeira é sempre na sua IES, e em seguida passa pelo crivo do programa Ciência Sem Fronteiras, assim que é homologado pelo programa, você é indicado para um parceiro no exterior fazer sua alocação em uma universidade estrangeira de acordo com o país escolhido.

IES: Instituição de Ensino Superior

Linha Direta: é o site onde é feito toda a comunicação entre os estudantes e a CAPES referente ao seu processo, nele você pode manter contato com os técnicos responsáveis pelo seu processo individual, onde podem ser sanadas diversas questões, desde auxílios, viagens, seguro saúde, e demais contatos e prestações de contas junto ao Capes.

Offer: Offer Acceptance Form International Student´s, é mais precisamente a Carta de Aceite que as universidades estrangeiras lhe enviam informando que foi aceito para um período de graduação ou curso de línguas. Nesta carta constam as condições em que você ficará ao abrigo da universidade como  data de inicío do curso, término, campus, cidade e outras informações relvantes para a sua permanência na UNI estrangeira. Depois de analisado a proficiência na língua inglesa, os documentos (application) são todos enviados a uma das universidades australianas. A avaliação deles se baseia além da proficiência, na qualificação acadêmica.

OSHC: é o seguro SAÚDE que as universidades australianas exigem para que um aluno passa fazer graduação sanduíche, em nosso caso ele é pago diretamente as universidades australianas.

SCBA: Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios, é o sistema onde o estudante pode acompanhar o processo de liberação dos recursos referentes à sua bolsa no exterior, é possível consultar, alterar e incluir documentos importantes para a implementação, liberação de recursos e atualização de informações.

Teste de Nivelamento em Inglês: é o teste de inglês que você faz ao chegar na Austrália para que as UNIs possam saber seu nível de inglês e lhe alocar de acordo com seu nível, seja em uma sala diretamente na graduação ou em um curso de línguas que geralmente é oferecido na própria universidade.

Termo de Compromisso: este deve ser assinado e enviado ao Capes e nele constam as condições gerais do programa, e as normas que o estudante deve seguir.

TOEFL e IELTS: são os únicos exames de proficiência em língua estrangeira, no caso válidos para o idioma inglês. Entre os aceitos pela Austrália o TOEL na modalidade IBT é o oficial, há uma outra modalidade que e o ITP entretanto, este não é aceito pelas universidades australianas.

UNI: Universidade

Universities of Australia: Universidades Austrália representa 39 universidades da Austrália , no interesse público, tanto a nível nacional como internacional.

*** Situações de Acompanhamento no SCBA ***
Ordenado: Foi ordenado e assinado pelo ordenador de despesas da CAPES.
Em processamento: Foi enviado ao sistema Financeiro, mas ainda não foi feito nenhum procedimento.
Em Trâmite no Financeiro: Foi iniciado e ainda está no processo de tramitação no sistema Financeiro.
Erro no processamento: Significa que ocorreu erro na rubrica de pagamento.
Finalizado: Pagamento enviado ao banco. IMPORTANTE: O banco ainda pode rejeitar o pagamento, retornando-o com erro.
Solicitado novo pagamento: Significa que um pagamento que retornou com erro, por exemplo: Domicílio bancário inexistente, foi solicitado novamente. O bolsista efetuou a correção e o técnico solicitou um novo pagamento.
Tramitado: Quando solicitado o novo pagamento, o anterior (retornado com erro) fica na situação de tramitado, que é a confirmação de que o pagamento foi solicitado em uma nova folha.
Cancelado: Por algum motivo, foi cancelado um item (rubrica) da SLR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s