Doutorado Sanduíche

Para solicitar uma bolsa de doutorado sanduíche, o candidato deve acordar com o seu orientador no país para submeter a sua proposta à coordenação do curso de pós-graduação na sua instituição de ensino. Para isso o projeto de tese já deve estar aprovado no exame de qualificação. As inscrições atuais do doutorado sanduíche no âmbito do Ciência sem Fronteiras encontram-se vinculadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e seguem o seguinte fluxo:

image_gallery

 

 

Objetivos

O programa Ciência sem Fronteiras – CsF objetiva propiciar a inserção de recursos humanos nas melhores instituições estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior com a expansão significativa do intercâmbio.

O Programa de Doutorado Sanduíche destina-se a oferecer bolsas para estágio em universidades no exterior para   aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil. O aluno deve estar regularmente matriculado em curso de doutorado no Brasil, não ter usufruído anteriormente, no curso de doutorado, de outra bolsa da CAPES de estágio de doutorando ou doutorado pleno no exterior e deve comprovar a aprovação no exame de qualificação.

 

Benefícios

a) Mensalidade, conforme as normas do programa e valores disponíveis no site do Ciência sem Fronteiras;
b) Auxílio-instalação;
c) Auxílio-deslocamento;
d) Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;

e) Mensalidades e Taxas escolares, quando for o caso (concessão excepcional e dependente da análise de viabilidade por parte da Capes).

 

Quem pode Participar?

Aluno regularmente matriculado em curso de doutorado reconhecido pela Capes no Brasil (nota igual ou superior a 3) e que comprove aprovação em exame de qualificação. O orientador do aluno no Brasil deve atestar de forma inequívoca a sua concordância para com o estágio de doutorando no exterior para o fortalecimento de parcerias, aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a posteriormente ser defendida no Brasil.

 

Como Participar

O aluno (com anuência do orientador) aprovado no exame de qualificação – ou exame equivalente, submete à proposta à coordenação do curso, que realiza seleção interna em vista das cotas disponíveis. A pró-reitoria da instituição homologa as inscrições consideradas habilitadas. O candidato inscreve-se no programa PDSE da Capes. A Capes comunica a aprovação da bolsa à Pró-reitoria que por sua vez comunica ao candidato.

Veja maiores detalhes quanto ao fluxo e a inscrição no programa clicando aqui.

(link que deve ser direcionado ao clicar acima: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse )

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s