Doutorado Pleno

Objetivos

O programa Ciência sem Fronteiras – CsF objetiva propiciar a inserção de recursos humanos nas melhores instituições estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior com a expansão significativa do intercâmbio.

A modalidade de Doutorado Pleno no Exterior inserido no programa Ciência sem Fronteiras visa oferecer bolsas como  alternativa de formação em período integral no exterior, configurando-se como investimento complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, buscando a formação de recursos humanos de alto nível.

 

NOTA: É vedada a concessão de bolsa de doutorado a candidato que esteja matriculado em curso de doutorado no País ou que já possua o título de doutor.

 

Benefícios

a) Mensalidade, conforme as normas do programa e valores disponíveis no site do Ciência sem Fronteiras;
b) Adicional para dependente, quando for o caso;
c) Auxílio-instalação, quando for o caso;
d) Auxílio-deslocamento;
e) Auxílio para aquisição de Seguro Saúde.

 

Parceiros

Para solicitar uma bolsa de Doutorado Pleno, o candidato deve anexar à sua inscrição a Carta de Aceitação ou Correspondência trocada com o possível orientador estrangeiro, obtida por contato prévio com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no país de destino ou por contato direto com a instituição em que deseja estudar.

Para bolsas de Doutorado Pleno nos EUA, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, o candidato deve atender também às orientações disponíveis no sítio da LASPAU que fará a colocação do estudante em uma universidade norte americana, além das normas descritas nas Orientações.

De posse da Carta de aceite ou manifestação de interesse do possível orientador no exterior os candidatos devem se inscrever abaixo no link Formulário de Inscrição On-line.

 

Áreas Contempladas

Verifique se o seu projeto se enquadra nas Áreas Contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras, caso contrário, submeta o seu projeto às Chamadas regulares da CAPES ou do CNPq. As áreas de conhecimento não contempladas são apresentadas também no formulário de inscrição, considerando propostas voltadas a produtos e processos de inovação tecnológica.

A bolsa de doutorado pleno no exterior não se destina a candidato que seja aluno regular de curso de doutorado no Brasil ou que já possua o título de doutor.

 

Documentos necessários

  1. Preenchimento do formulário de inscrição no link abaixo ‘Formulário de Inscrição On-line’:
  2. Curriculum Vitae extraído da Plataforma Lattes no endereço: http://lattes.cnpq.br;
  3. Históricos escolares de graduação e de pós-graduação concluídos ou em andamento;
  4. Currículo resumido e atualizado do(s) professor(es) indicado(s) como possível(eis) ou efetivo(s) orientador(es);
  5. Correspondência trocada com o(s) possível(eis) orientador(es) de instituição(s) no exterior, devidamente identificado(s), manifestando interesse no plano de estudos para o doutorado,  informando a área de conhecimento e mês/ ano de início e fim para o desenvolvimento das atividades; ou Carta de Aceite ou Carta do Parceiro no Exterior.
  6. Plano de estudos, em português, com no máximo 15 páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter, obrigatoriamente, os itens abaixo:
  • título;
  • introdução e justificativa;
  • objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
  • metodologia a ser empregada;
  • bibliografia de referência;
  • justificativa para indicação da(s) instituição(ões) de destino no exterior; e
  • cronograma do plano de atividades, incluindo a previsão de pesquisa de campo e a infraestrutura experimental ou laboratorial específica, quando couber.

7.    Cópia digitalizada da identidade (RG) ou de outro documento que comprove a nacionalidade brasileira. Em casos de estrangeiros, cópia do visto permanente de residência no país.

Todos os documentos complementares exigidos para cada modalidade de bolsa, deverão ser digitalizados em formato pdf (máximo de 5 MB) e anexados ao formulário de inscrição em campo específico.

 

Inscrições

As inscrições para a Pós-Graduação, no âmbito do Programa Ciências sem Fronteiras, estão disponíveis em fluxo contínuo. Devem ser realizadas com antecedência mínima de três meses para o início das atividades no exterior, tendo em vista os prazos para obtenção de Visto e demais providências, de responsabilidade do candidato.

Ler atentamente as Orientações abaixo para obter melhores informações sobre o processo seletivo e a concessão.
Obs.1: Quando houver pesquisa de campo, deverá ter duração máxima de 6(seis) meses, não coincidir com o período inicial da bolsa e, obrigatoriamente, ser concluída antes do último ano do curso.
Obs.2: Telefone para dúvidas: 0800 61 61 61 opção 7.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s