20 coisas para se fazer em Melbourne sem gastar $$$.

Sim! Melbourne é a cidade mais habitável do mundo por três vezes, é a capital mundial da cultura, é totalmente cultural e nem por isso é considerada uma cidade cara. Confira aqui 20 coisas que você pode fazer pela cidade sem desembolsar nada.

1.De Galeria em Galeria

National Gallery of Victoria

National Gallery of Victoria

São diversas as opções e muitas são as galerias de arte espalhadas pela cidade. A National Gallery of Victoria possui uma coleção impressionante, com grandes nomes como Drysdale, Rodin e Constable, entre as obras permanentes, outras itinerantes podem ser vistos de graça. No Ian Potter Centre, a coleção predominante é a australiana e inclui uma impressionante galeria no térreo de obras aborígenes.

Enquanto você estiver no Federation Square, aproveite para visitar ACMI (Centro Australiano para a Imagem em Movimento) e conheça a história interativa do cinema e da TV. Em seguida siga para o Australian Centre for Contemporany Art em Southbank – outra joia arquitetônica com um vasto calendário de exposições. Ainda não satisfeito? Há uma série de galerias privadas na delegacia Flinders Lane, com exposições menores de artistas locais e internacionais.

2. Becos

Hosier Lane

Hosier Lane

Já foi tema de post aqui no blog, mas vale à pena falar novamente. Tela para vários importantes artistas mundiais, os becos são a parte mais tradicional e imperdível da cidade. Cada beco é uma surpresa. Leia a matéria publicada aqui no blog e comece pela Hosier Lane (próxima à Federation Square) e desbrave todos os becos da cidade.

3. Free Bike
O governo da cidade de Melbourne lançou seu programa de bicicletas públicas o melbournebikeshare.com.auem 2010 (você verá os quiosques bicicleta azul espalhados pela cidade), que permite aos visitantes explorar a cidade amiga do ciclista. Os primeiros 30 minutos do aluguel é gratuito. Isso é apenas o tempo suficiente para percorrer de uma ponta da CDB para o outra. Talvez esses 30 minutos sejam apenas o “start” para que você desbrave outras áreas lindas da cidade como o Southbank e Yarra River.

Melbourne Bike Share

Melbourne Bike Share

Melbourne Yarra River and Southbank

Melbourne Yarra River and Southbank

4. Rooftops

 

Rooftop Bar

Rooftop Bar

Pra quem acha que a vida em Melbourne acontece apenas em solo, se enganou. A vida em Melbourne é muito ativa nos Rooftops (terraços) que abrigam diversos bares, mercados e as vistas mais maravilhosas da cidade.

5. Mercados

Queen Victoria Market

Queen Victoria Market

Melburnians adoram um bom mercado e a cidade é recheada deles. Em quase todo subúrbio é possível encontrar mercados que vendem produtos frescos locais, artesanatos, tesouros de segunda mão ou pratos gourmet de vendedores ambulantes em algum momento da semana. Os mais famosos são:  Queen Victoria Market,  Camberwell Market (sundaymarket.com.au), Rose Street Market (rosestmarket.com.au) em Fitzroy para absorver um pouco de criatividade Melbourne; Night Market no Victoria Market (qvm.com.au/night-market) e o Farmers Market em Abbotsford (slowfoodmelbourne.com.au ) para um pouco do gostinho rural na cidade.

6. Santa Kilda

St. Kilda Pier

St. Kilda Pier

Luna Park

Luna Park

É a praia mais famosa da cidade. Se o stress da cidade grande é demais para você, St Kilda é um excelente lugar para respirar ar puro e aproveitar o dia caminhando ao longo do passeio marítimo. As vistas são lindas e não só a praia, mas a arquitetura victoriana e diversas lojas podem ser apreciadas bairro à dentro, não se esqueça de dar uma passadinha no Luna Park.

7. Apreciar a cultura aborígene no Koorie Heritage Trust Cultural Centre.

Koorie Heritage Trust Cultural Centre

Koorie Heritage Trust Cultural Centre

Se você quer saber um pouco mais da história da Austrália antes da colonização inglesa, o Koorie Heritage Trust Cultural Centre é o local para conhecer os guardiões tradicionais, as pessoas Wurundjeri, e aprender algumas coisas sobre a história contemporânea Koorie e cultura. Além disso, obras de arte aborígene permanentes são expostas no local. O Melbourne Museum também tem suas exposições, entretanto é gratuito apenas para estudantes.

8. City Circle Tram

Circle Tram

Circle Tram

O tram em modelo rústico outra opção free para curtir a cidade num todo. Apenas pegue o City Circle e não se preocupe em pagar nada, você pode andar aos arredores da cidade, descer nos pontos turísticos e retornar ao passeio novamente. Sem pagar nada, é claro.

9. State Library of Victoria

State Library Victoria

State Library Victoria

Com mais de dois milhões de livros e a maior cúpula arquitetônica do estilo já feita no mundo, a Biblioteca Estatal de Victoria é um passeio à parte no coração de Melbourne. No centro da cidade e em frente à Melbourne Central Station, você pode desfrutar de todos os serviços como consutlas online, internet, computadores, acervos, etc.. como um cidadão local. Arquitetura? Confira, é imperdível.

10. Royal Botanic Gardens.

Royal Botanic Gardens

Royal Botanic Gardens

38 hectares de espaço verde e montanhoso, diversas plantas, árvores e riqueza de espécies tomam conta do Royal Botanic Gardens localizado aos pés do CBD de Melbourne. Apenas 15 minutos a pé da Federation Square, o jardim é um incrível lugar para passar o dia ou fazer um tradicional pic-nic australiano com os amigos ou família.

11. Igrejas

Catedral de St Patrick

Catedral de St Patrick

St. Paul, St. Patrick ou St. Michel, você não precisa ser religioso para apreciar as construções de algumas das grandes igrejas de Melbourne.

12. Arquitetura

Block Arcade

Block Arcade

Falando em arquitetura, o centro da cidade de Melbourne está repleto de edifícios protegidos como patrimônio de várias épocas e estilos. Prepare-se para preencher o cartão de dados da sua câmera rapidamente com fotos de edifícios famosos ou peculiares da cidade, antigas pinturas de publicidade e até mesmo estruturas futuristas. Os destaques incluem a Estação Flinders Street Railway, Federation Square, Arcade Bock e a sede gótica da ANZ.

13. Shrine of Remembrance

Shrine of Remembrance

Shrine of Remembrance

Shrine of Remembrance , na St Kilda Rd, foi concluído em 1934, como uma homenagem aos homens e mulheres que perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial. Exposições históricas lançam luz sobre os sacrifícios feitos por esses homens e é o local de algumas das mais importantes cerimônias militares e de lembrança àqueles que lutaram pela ANZAC. Visível do outro lado da cidade, o Shine é visto da Swanston St. no CBD, mas não fique vendo de longe, entre e obtenha uma das vistas mais lindas da cidade. (ps.: Meu lugar preferido em Melbourne).

14. Música!!!!

Cherry Bar

Cherry Bar

Depois do café, da arte de rua e do futebol, Melburnians amam a sua música ao vivo.Há uma série de shows gratuitos em toda a cidade praticamente qualquer dia da semana. Na cidade o Cherry Bar é um famoso bar local de rock (apropriadamente sobre AC/DC). Outra opção na city é o Ding Dong, Toff in Town e o John Cortina, além disso, a arte de rua pode ser apreciada em cada esquina, não é pra menos que Melb é a capital mundial da cultura. Além do CBD, subúrbios, como Northcote (Northcote Clube Social), Brunswick (The Retreat) e no St Kilda (The Esplanade Hotel), a música ao vivo não para.

15. Torne-se um fá de literatura no Wheeler Centre

Encontros no Wheeler Centre

Encontros no Wheeler Centre

Os fundadores da Lonely Planet financiaram o Wheeler Centre em 2010, mesmo ano em Melbourne foi listada como uma Cidade UNESCO da Literatura. Ocupando uma parte da Biblioteca Estadual, o Centro é um espaço para “Livros, Redação e Idéias”. Eventos regulares, incluindo oficinas e palestras de artistas, escritores, arquitetos e editores são geralmente livres para participar.

16. Melbourne Town Hall 

Melbourne Town Hall

Melbourne Town Hall

História e arquitetura, os aficionados vão poder desfrutar disso fazendo um tour na Melbourne Town Hall.O edifício é construído de uma mistura de pedras azuis e cantaria da Tasmânia e está lá, todo imponente na  Swanston Street. Ele ainda é um local usado com concertos, comédias e palestras públicas realizadas no auditório principal, bem como nas menores câmeras. Outra grande atração é o Grande Órgão que data de 1929. Para conhecer os bastidores e o pórtico onde os Beatles e Abba já acenaram para seus fãs adoradores, você pode reservar um passeio livre da Câmara Municipal (somente dias úteis) ligando 03 9658 9658.

17. Jogos de Tabuleiros nos Pubs.

Beba, jogue e divirta-se!

Beba, jogue e divirta-se!

Australianos amam um jogo de tabuleiro ou puzzle. Fantasia compartilhada com cerveja é uma das muitas pedidas dos aussies …O Royal Standard Hotel é um dos locais preferidos deles, mas há outros grupos de jogos que se encontram em diferentes partes da cidade. Confira o calendário de eventos Meetup.

18. Conheça a história do início de Melbourne
18

Viva Melbourne na pele e explore um pouco da história urbana da cidade nos bairros no norte da cidade. Passeios em Collingwood, Abbotsford e Clifton Hill estão  no  site  do conselho local e que vão poder levá-lo aos ícones industriais da cidade como, como o Skipping Girl Vinager signal (melhor visto ao entardecer), bem como Abbotsford Convent e Dights Falls.

19. Assista a uma Sessão no Parlamento

Parlamento

Parlamento

Verifique no site do Parliament Government e saiba quando você pode dar uma espiada na Assembleia Legislativa gratuitamente.

20. Aviões

Raaf Museum

Raaf Museum

Aqui você pode encontrar o Royal Australian Air Force Museumem Point Cook, e se deparar com um grande acervo de aeronaves e aviação fascinantes. As visitas são gratuitas (doações são bem-vindas).Ligue antes para saber sobre as visitas guiadas, mas apenas para grupos, junte seus amigos e marque uma visita. Para mais diversão no mundo da aviação, você pode ir até o Plane-Spotters (esquina da Oaklands Rd. e Sunbury Road.) e vai poder ver de pertinho os aviões decolando e aterrissando no aeroporto de Melbourne, a impressão é que você pode tocá-los.

Está sem dinheiro? Por que não curtir essas atividades?
Partiu Melbourne!

Fonte: Lonely Planet.

 

Anúncios

4 comentários sobre “20 coisas para se fazer em Melbourne sem gastar $$$.

  1. Aiiiiiii que amor essa cidade amigo! Não tem como querer voltar mesmo. Excelente post, abraços, Dann

  2. Excelente lista! Também super recomendo o Museu da Imigração, NGV e Acmi, todos pertinho da Fed Square.

  3. Ótimo o blog e as dicas. Vou visitar um amigo que mora na Austrália e ficarei por uns 20 dias. Alguém que esteja atualizado sobre seguro viagem, pode me indicar uma boa empresa? Abç.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s