7 perguntas e respostas sobre a Neve na Austrália.

“The winter is coming…” De fato esta foi a frase que mais ouvi aqui na Austrália desde que a temperatura começou cair. E ela caiu mesmo. O país é conhecido por pessoas bronzeadas, praias e um ótimo clima, mas nos meses de junho, julho e início de agosto o país é marcado pelas baixas temperaturas e neve! Tenho recebido alguns comentários no blog à respeito da neve aqui na Austrália, então resolvi juntar tudo e fazer uma postagem só respondendo todo mundo, espero que agrade!

1. Quando e onde posso ver neve na Austrália?
A região alpina da Austrália se localiza em New South Wales e em Victoria. Em NSW você certamente encontrará neve em Snowy Mountains durante Junho a Setembro  é lá também que se localiza o maior alpe da austrália, o Mount Kosciuszko com 2228 metros e 1/4 da altura do Monte Everest. Em Victoria, a High Country está localizada à alguma horas de carro de Melbourne e tem grandes nevascas durante todo o inverno. Na Tasmânia também se vê neve durante o inverno, inclusive o ponto turístico mais procurado no inverno é o Mount Wellington, famoso por ter sido escalado por Charles Darwin, ele pode ser visitado na cidade de Hobart, e fica apenas 40 minutos do centro da cidade.

2. Quando o frio realmente chega aos Alpes Australianos?
As estações são bem marcadas, portanto assim que começar o inverno pode esperar, vem frio e neve por aí. O tempo pode mudar rapidamente nos Alpes australianos. As temperaturas podem variar muito nas montanhas e quanto mais altas são elas, mais frio fica. No início do inverno as frentes frias e tempestades vinda do oceano sul começam a trazer o frio pra Austrália e com elas temperaturas abaixo de zero e neve. O frio mais intenso na Austrália foi -23ºC em Charlote (1994) em suas montanhas nevadas. Portanto, se você está à procura de baixas temperaturas aqui é o lugar.

Mt. Weelington, Hobart (TAS).  Fonte: wikimedia.org

Mt. Weelington, Hobart (TAS). Fonte: wikimedia.org

3. É possível fazer esqui ou snowboard na Australia?
SIM! Australianos aguardam o ano todo o inverno para esquiar e praticar snowboard. Em NSW você pode praticar o esporte na cidade de Kiandra, conhecida também como berço do esqui australiano quando noruegueses em passaram a produzir seus próprios esquis e introduziram o esporte na região em 1861. Em Victoria você vai poder fazer isso na região do Mount Buller. Todos os resorts têm escolas de esqui para todos os níveis de idade e habilidade tornando fácil aprender um novo esporte.

Classes de Snowboard - Fonte: www.snowsummit.com

Classes de Snowboard – Fonte: http://www.snowsummit.com

4. E onde estão essas pistas?
Há resorts em três estados australianos que servem para o esqui, snowboard e outras atividades na neve.

  • New South Wales  é o lar de quatro estâncias resorts: Thredbo, Perisher, Selwyn Snowfields e Charlotte Pass.
  • Victoria tem 5 resorts: Mount Hotham, Falls Creek, Mount Buller, Mount Buffalo e Mount Baw Baw.
  • Tasmânia tem 2 áreas de esqui em Ben Lomond e Mount Mawson.

    Mount Buller, Victoria. Fonte: http://www.deancooper.com.au/

    Mount Buller, Victoria. Fonte: http://www.deancooper.com.au/

5. Existe algum evento relacionado com a estação de inverno?
SIM! Inclusive é o maior jogo de inverno do Hemisfério Sul! É o Victorian Interschools Snowsports Championships, responsável por trazer mais de 5.000 estudantes australianos para participarem de competições em diversas modalidades. Os jovens  representam sua escola e os melhores competidores têm a oportunidade de ir e competir em uma competição nacional, representando o seu estado. Noventa por cento dos esportistas de inverno na Austrália iniciaram suas carreiras nesse campeonato. Imperdível.

SUBARU VICTORIAN INTERSCHOOLS SNOWSPORTS CHAMPIONSHIPS - Fonte: http://vicinterschools.com.au/

SUBARU VICTORIAN INTERSCHOOLS SNOWSPORTS CHAMPIONSHIPS – Fonte: http://vicinterschools.com.au/

6. Mas é só snowboard ou esqui?
Há muitas experiências de neve na Austrália, e não apenas esqui e snowboard. Tobogã, tubos de neve e trenós são muito populares em todos os resorts. Guerra com bolas de neve e fazer bonecos de neve também fazem parte da diversão, facilmente você pode voltar a ser criança. Há maneiras originais para aproveitar o pontos turísticos australianos, uma delas pode ser passeios com trenó puxados por cães.

Passeio de trenós puxado por Huskies em Falls Creek. Fonte: http://www.heraldsun.com.au/

Passeio de trenós puxado por Huskies em Falls Creek. Fonte: http://www.heraldsun.com.au/

7. Que experiência eu vou poder tirar disso?
Tenha certeza que a experiência é rica! O inverno australiano também é marcado por alguns animais nativos que só se vê na nave como wombats, gambás, cangurús e pasmem, cavalos selvagens podem ser vistos ocasionalmente nos campos de neve.
Há uma incrível variedade aves exclusivas na região fria. Quanto às pessoas, os australianos são simpáticos e sempre prontos para ajudá-lo dentro e fora das pistas de esqui, se necessário.
Não importa se você nunca foi à neve ou se você é um esquiador avançado, você vai encontrar algo único nos campos de neve da Austrália e nesse caso para cada um é uma experiência diferente. Os Alpes australianos são belos e por vezes esquecido parte da paisagem australiana.

Então, da próxima vez que você pensa da Austrália, assim como as praias e o deserto australiano lembre-se: aqui neva também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s