10 fatos que você não sabia sobre a Carne de Cangurú!

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Quem me conhece sabe que já fui obeso mórbido e que além das viagens tenho uma outra paixão: a corrida, gym e treinamentos físicos como as aulas de cardio da Les Mills (Body Pump, Attack, CxWorxs, Combat, etc.. ).

Pois bem, é sabido (e muito bem sabido) que quem faz intercâmbio come mau, não consegue praticar exercícios e acaba ganhando aqueles kg´s extras, conheço vários exemplos. Decidi que comigo seria diferente, não abri mão dos exercícios e de uma boa alimentação.

Diante disso, estava eu no meu último Fitness Assessment (avaliação física e nutricional) na academia onde pratico isso tudo e no final da conversa veio uma orientação um tanto peculiar:

“Ivan, você tem comido carne de cangurú?” – Educador Físico
“Não!” – respondi com convicção.
-Pois bem, inclua carne de cangurú a sua dieta! Já! É a carne com maior índice protéico e vai ajudar muito você no seu programa. Ah, esqueci de falar que você pode comer hamburguers, salsichas e outros embutidos tranquilamente, contanto que seja de cangurú, ok!? ” – Educador Físico convícto!

Sempre via carne de cangurú no mercado mas nunca tive coragem de comer, garanto que agora tenho olhado para ela com outros olhos, vamos então aos fatos:

1. É uma excelente fonte de proteína de alta qualidade.
Quando se trata de proteínas de alta qualidade, a carne de canguru vai para o topo da lista:  150g de carne canguru fornece a um adulto médio 66% de sua proteína diária.

2. É de baixo teor em gordura (menos de 2% de gordura).
Fato, com menos de 2% de gordura, a carne de canguru é uma carne campeã. Mesmo quando comparadas com outras carnes magras como carne de cordeiro magro ou peito de frango sem pele, a carne de canguru triunfa! Além disso a carne contém baixos níveis de gorduras saturadas.

3. É uma fonte de amigável de Omega 3.
A maioria das pessoas associam o Omega 3 somente aos peixes. Uma grande surpresa é que a carne de canguru é também uma rica fonte de Omega 3, as gorduras poliinsaturadas amigas do coração. Certificando isso aqui na Australia, as carnes de canguru tem o “tick” da National Heart Foundation.

4. Ele contém CLA (Conjugated linoleic acids – Acido Linoleico Conjugado), que possui propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir a gordura corporal em humanos.
O CLA é uma gordura “desejável” encontrado na carne de canguru, que merece uma atenção especial. uma pesquisa feita na Austrália mostrou que o CLA tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir a gordura corporal em humanos, o que é uma boa notícia para aqueles que estão querendo reduzir a cintura.

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Carne de Cangurú vendida nos mercados.

5. Ferro 
A carne de canguru é uma fonte particularmente rica em ferro. Na verdade, 150g desta carne pode  fornecer até 41% da ingestão diária recomendada de ferro. Em outras palavras, mais da metade das necessidades diárias de ferro de um adulto médio serão atendidas quando se desfruta de 150g de carne de canguru.

6. Zinco
O zinco é essencial para o crescimento, cicatrização de feridas e para o sistema imunológico A boa notícia é a carne de canguru é uma boa fonte deste importante mineral. 150g servir de carne de canguru pode fornecer mais de um quarto (28%) da ingestão diária recomendada de zinco.

7. Fonte de várias vitaminas do grupo B
Fonte importante de várias vitaminas do grupo B, ou seja, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitamina B12,  150g de carne de cangurú pode fornecer:  36% da ingestão diária recomendada (IDR) para riboflavina envolvida na produção de energia e suporte para aa visão e pele; 63% da IDR para niacina que ajuda a liberar energia a partir dos carboidratos e gorduras e também dá suporte aos sistemas digestivo e nervoso; 80% da IDR para vitamina B6 que é necessária para o metabolismo de proteínas e ajuda também a na produção de células vermelhas do sangue e regula certos hormônios e por fim mais de 100% de IDR para a vitamina B12 que ajuda a quebrar as gorduras e proteínas para produzir energia e também desempenha um papel na produção de células vermelhas do sangue e ajudam a manter as funções normais do sistema nervoso.

8.  Propriedades Anti-Cancerígenas e Anti-Diabéticas
as altas concentrações de ácido linoléico conjugado incluem propriedades anti-cancerígenas e anti-diabetes além de reduzir a obesidade e aterosclerose e tem sido muito difundida por vários atletas que participam de competições como Iron Man e BodyBuilding.

9. Maciez
Ela também é uma carne macia de textura fina e pouco tecido conjuntivo (colágeno). Há controversias, creio que tudo dependerá da preparação já ouvi comentários que ela é macia mas também que é tão dura quanto uma sola de sapato.

1o. São produzidas a partir de animais selvagens.
Aqui na Austrália o estímulo da carne de cangurú é estimulado pois eles são considerados como pragas destruindo fazendas e plantações, acredita-se que a população de cangurús chega perto dos 50 milhões contra os 22 milhões de habitantes no país. o Canguru Aussie é uma máquina de combate magra. Estes animais são super ativos e pastam na vegetação natural, que produz uma carne de caça magra de alta qualidade.

Se ela vai me ajudar em alguma coisa, não sei! Mas vou experientar… E vai ser Já!

Partiu Mercad.. Ops!

PartiuAustrália!

Referências:
1. Macro Meats independent nutritional analysis, performed by AgriQuality, July 2006.
2. NUTTAB, 2006 (and MLA ‘Nutrient Composition Data’ for trans fatty acids).
3. Foods Standards Code 1.2.8. Protein reference value for percentage Daily Intakes. Food Standards Australia New Zealand. Sourced Jan, 2009.
4. Department of Health and Ageing. Nutrient Reference Values for Australia and New Zealand. Executive Summary. Canberra: Commonwealth of Australia, 2006.
5. Whigham LD, Watras AC and Schoeller DA. Efficacy on conjucated linoleic acid for reducing fat mass: a meta-analysis in humans’. American Journal of Clinical Nutrition, May 2007; Vol 85, No 5, 1203-1211.
6. CSIRO Livestock Industries, Media Release: Kangaroo meat – health secret revealed. http://www.csiro.au/files/mediarelease/mr2004/kangaroofat.htm
7. Rural Industries Research and Development Corporation. Nutritional Composition of Kangaroo Meat – Fat Content and Lipid Composition, Nov 2008. (RIRDC Publication No. 08/142).
8. Droulez V, Williams P, Levy G et al. Nutrient composition of Australian red meat 2002. 2. Fatty acid profile. Food Australia 2006; 58: 335-341.
9. Beard J. Iron Deficiency Alters Brain Development and Functioning. The Journal of Nutrition. May 2003; 133:1468S-1472S.
10. Samman S. Zinc. Nutrition & Dietetics 2007; 64 (Suppl. 4):S131-S134.
11. Vitamin B. The Better Health Channel, May 2008. http://www.betterhealth.vic.gov.au/

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6 comentários sobre “10 fatos que você não sabia sobre a Carne de Cangurú!

  1. E aí Ivan, qual o veredicto: saborosa ou comível? (risos)

    • Oi Carol!

      Então! Ela é bem saborosa, forte, e não difere muito com o gosto da nossa carne bovina.

      Entretanto, ela é tão dura quanto à sola do meu chinelo… Hahaha Ou eu fiz errado ou as 300 receitas que procurei não funcionam…

      Vale a pena apenas pelo valor nutritivo… hahaha

      Abraço

  2. Pingback: #Partiu Austrália | 10 termos que provavelmente você já procurou até chegar aqui!

  3. gostaria de saber como conseguir aqui no Brasil

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